Educação e Web 2.0
No período compreendido entre 2000 e 2008, a Equipe de EAD do CCUEC – UNICAMP publicou boletins sobre educação a distância. Os boletins foram focados em tecnologias; em estratégias metodológicas de uso das tecnologias de informação e comunicação, em especial as de potencial pedagógico; em políticas sobre educação a distância; entre outros temas. Esses boletins foram reunidos em uma publicação e está disponível para acesso da comunidade. [1]
Na expectativa de trazer inovações, optamos por elaborar, anualmente, publicações temáticas. Para o ano de 2009 foi eleito o tema “Educação e Web 2.0”. Serão publicados boletins mensais e, ao final, será gerada uma publicação temática. A escolha do tema se deu na perspectiva de trazer elementos que mostram que apenas inovações tecnológicas não são suficientes para fazer bom uso das tecnologias na educação. É necessário ter estratégias metodológicas que se integrem ao uso das tecnologias visando uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, e não mais ter a visão do professor como detentor do conhecimento a ser transmitido para os alunos.
À medida que a Web 2.0 permitiu que usuários publicassem e tivessem acesso às informações de forma rápida e segura, sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados para publicar conteúdo na Internet, ela traz o sentido de participação ativa do usuário na grande rede. Essa inversão de consumidor para produtor, de agente passivo para agente ativo, pode ser potencializada na educação se esta se pautar em metodologias ativas de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário